quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Qual é o creme dental adequado para o seu filho

A escovação é importante desde que surgirem os primeiros dentinhos. Veja qual é o creme dental adequado para o seu filho e mais dicas para cuidar da saúde bucal dele.

por Iara Biderman, Tamara Foresti e Thais Lazzeri 

De morango, cereja, uva. São muitas as opções de pastas de dente para crianças. Mas a polêmica que envolve o uso das pastas para o público infantil não tem a ver com essa infinidade de sabores. A grande questão é: compro com ou sem flúor?
A recomendação oficial do Ministério da Saúde, desde o final de 2009, é usar a versão com flúor desde bebê porque essa é a única maneira eficiente de prevenir as cáries. "O ideal é usar desde muito cedo, mas coloque um quantidade pequena", afirma Dóris Rocha Ruiz, odontopediatra. Listamos aqui as dúvidas mais comuns sobre a hora de escovar os dentes: 

- Como escolher a escova? 
A primeira escova do bebê precisa ter cerdas extramacias para não machucar as gengivas. A cabeça tem de ser pequena, assim alcança os dentinhos do fundo sem causar desconforto. Mas o cabo deve ser longo, para que o adulto que está fazendo a escovação consiga limpar todos os dentes da criança. 

- Quanto de creme posso usar? 
Na hora de fazer a limpeza, coloque na escova dos bebês e crianças que não sabem cuspir o equivalente a um grão de arroz (0,1g) de creme dental, e para as crianças que sabem cuspir a quantidade de um grão de ervilha (0,3g). A escovação com esta quantidade de pasta com flúor deve ser feita 2 ou três vezes ao dia, para não passar da dose de segurança recomendada. 

- Preciso trocar a escova com frequência? 
Sim. Os dentistas recomendam a substituição da escova a cada dois ou três meses porque as cerdas se deformam, dificultando uma escovação eficaz. Após esse período, também é mais difícil eliminar todos os resíduos que ficam acumulados entre as cerdas. 

- O que fazer quando meu filho pedir para brincar com a escova? 
Deixe seu filho brincar de escovar os dentes com uma escova nova, isso serve como motivação. 

- Como facilitar a hora de escovar os dentes? E se meu filho não quiser... 
Primeiro, reforce o hábito. Assim que ele terminar de comer, encaminhe-o para a pia do banheiro. Faça da escovação uma atividade em família, pois crianças gostam de imitar os adultos. As escovas podem ter o personagem preferido do seu filho. Quando ele terminar, parabenize-o dizendo que o cheiro da boca dele está gostoso, que os bichinhos foram embora etc. Brincadeiras como "ei, dê um sorriso de artista!", para você escovar os dentes da frente, também funcionam. 

Fonte: Dra Dóris Rocha Ruiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário