terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dúvidas sobre Saúde Bucal

1.       Como garantir uma boa higiene bucal?
Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter  seus dentes e gengivas em ordem, pois saúde começa pela boca. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Ingerir alimentos balanceados e escovar os dentes após as refeições também contribuem para isto.

2.       Que tipo de escova é recomendado?
Uma escova com ceras macias e de cabeça pequena para alcançar todas as superfícies dos dentes. Sempre utilizar movimentos curtos e suaves, de cima para baixo nos dentes superiores e no sentido contrário na arcada inferior. Não fazer uso excessivo da força com escovação vaivém que a pessoa esfrega a escova no sentido horizontal, que pode provocar retração da gengiva, desgaste dos dentes, etc. E se possível trocar a escova de três em três meses.

3.       O que provoca sensibilidade dentária?
O desgaste do esmalte ou a retração da gengiva deixam exposta uma camada chamada dentina. Ali existem pequenos túneis, os túbulos dentinários, que se prolongam até a polpa do dente (onde ficam os vasos e os nervos). Abertos esses tubos levam estímulos externos diretamente aos nervos, que reagem provocando dor.

4.       Como acabar com a sensibilidade dos dentes?
Primeiro, efetuando uma escovação corretamente (solicitar orientação de um dentista). E depois com uma escova de cerdas macias e um creme dental à base de carbonato de cálcio, que irá vedar os túbulos dentinários. Assim, impede que o frio, o calor e a acidez ocasionem uma pressão nas terminações nervosas no interior do dente.

 5.       O que é um implante dental?
Implante dental é uma maneira de recolocar um dente ou um grupo de dentes perdidos. Um parafuso de titânio é fixado no osso embaixo da gengiva e, passado um período que pode ser imediato ou de até três meses, é colocada a prótese. Não são todas as pessoas
que podem receber implantes. Antes de dar início ao tratamento, é realizada uma cuidadosa avaliação para verificar se o paciente pode realmente passar pela cirurgia. Somente o cirurgião dentista especialista em Implantodontia tem condições de avaliar o candidato ao implante dentário, através de radiografias, tomografias, exames clínicos e laboratoriais. A taxa de sucesso dos implantes dentários chega aos 98%.
 
6.       Como fazer clareamento nos dentes?
As moléculas dos géis oxidantes (liberadores de oxigênio) penetram na intimidade do esmalte e da dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, "quebra" as moléculas dos pigmentos causadores das manchas. Os dentes podem ser clareados através de géis ou pastas oxidantes (liberadores de oxigênio) das seguintes maneiras: em casa ou no consultório.

7.       O que é clareamento caseiro?
É realizado em casa (doméstico): o paciente, sob a orientação do dentista, leva um gel oxidante fraco, para usar diariamente em casa a noite com uma moldeira individual. Então durante 15 dias o paciente utiliza esta moldeira com o gel.

8.       E o que é clareamento a laser?
É aquele realizado no consultório odontológico: o dentista isola os tecidos subjacentes (com uma resina fotopolimerizável) deixando apenas os dentes à mostra  e aplica um agente oxidante forte. O clareamento dental a laser consiste na ativação do gel clareador especial sobre o dente de uma forma mais rápida que a convencional, podendo-se obter o efeito desejado em uma única sessão.

9.       Posso usar aparelho nos dentes com 40 amos de idade?
Pode sim, desde que seja recomendado pelo dentista - ortodontista, e feita uma avaliação clínica e radiográfica, não apenas pela estética, mas para corrigir outros problemas funcionais. O aparelho ortodôntico pode ser fixo ou removível, com braquetes estéticos (transparentes) ou com  metálicos, dependendo de cada caso.

10.   Quais os sintomas de câncer de boca?
Feridas na boca ou lábio que não cicatrizam caroços, inchações ou áreas de dormência, sangramento sem causa conhecida e dor de garganta que não melhora, entre outros. Por isso, ao verificar no auto exame qualquer um dos sintomas acima procure imediatamente um dentista.
Obs. O fumo está associado a 90% dos casos de câncer oral em homens e 60% em mulheres.   O álcool está associado a 55% dos casos em ambos os sexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário