quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ASPECTOS GERAIS


O que é Odontologia?
A Odontologia é a ciência que forma cirurgiões dentistas. Estes profissionais estão preparados para cuidar não somente de seus dentes, mas de toda boca e tudo que está envolvido com ela, como gengiva, língua, músculos, articulação enfim tudo o que usamos para falar, sorrir, cantar, comer... A boca vai muita além dos dentes e se você já não os tem mais, mesmo assim deve visitar o dentista periodicamente para manutenção e prevenção!
Existem dentistas especializados em idosos?
Sim, autorizada como especialização recentemente pelo Conselho Federal de Odontologia, a Odontogeriatria vem acrescentar novos conhecimentos e abrir novas linhas de pesquisas para melhorar a saúde bucal dos idosos. Veja uma definição:
bulletOdontogeriatria é o ramo da odontologia que enfatiza o cuidado bucal da população idosa, especificamente participando da promoção do envelhecimento saudável, através de procedimentos preventivos, curativos e paliativos (SBOG – 2003).

O que muda com a Odontogeriatria?
Com essa nova especialidade os cirurgiões dentistas poderão obter mais conhecimentos e atender ao idoso de forma mais direcionada e profunda. Conseguindo diferenciar o que faz parte do envelhecimento normal ou não, indicar tratamentos e propor soluções.
Por que é tão importante manter a saúde bucal?
Ter uma saúde bucal adequada colabora com todo o organismo, pois tudo está interligado. A boca não anda sozinha, assim algo que acontece na boca pode ser um sinal de doenças em outra parte do corpo. Além disso, estudos recentes tem mostrado que alguns problemas em nossa boca podem ter relação com outros acontecimentos como por exemplo: partos prematuros, problemas cardíacos e pneumonias aspirativas. Por isso uma manutenção constante é tão necessária.
Como posso ajudar o meu dentista?
Primeiro, responder sempre com sinceridade as perguntas que o dentista lhe fizer. Não se esqueça de relatar à ele quais os medicamentos que você usa, mesmo que seja só um chá indicado por um amigo. Informe a ele se existe alguma dificuldade de visão ou motora (o que pode influenciar na escovação) e se possível o visite para uma consulta à cada 6 meses. Prevenir é sempre mais fácil!!!
O que muda com o envelhecimento na Boca?
Diversas são as mudanças que ocorrem com o envelhecimento em todo o organismo. Na boca podemos notar que, entre outras coisas que:
bulletAs mucosas ficam mais sensíveis e finas.
bulletAs colorações dos dentes podem mudar.
bulletPode ocorrer a diminuição da quantidade de saliva, geralmente devido à efeitos colaterais de medicamentos causando a secura na boca, conhecida como Xerostomia.
bulletDiminuição na percepção dos sabores o que pode levar ao alto consumo de temperos na alimentação e agravar problemas como diabetes e pressão alta. Não abuse dos temperos!
Quais os problemas mais comuns?
Os dentes são perdidos principalmente devido à cárie e a doença periodontal (inflamação do tecido ao redor do dente). Essas doenças ocorrem quando existe a união de alguns fatores como: má higiene oral, restos alimentares, bactérias, etc. Essa união gera substâncias que atacam os dentes e a gengiva provocando as doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário