sexta-feira, 29 de julho de 2011

Implante dentário versus Ponte dentária para restaurar 1 dente perdido

Uma situação muito comum é a colocação de 1 dente em falta. Neste caso põem-se duas opções ao paciente, ponte de 3 elementos ou implante dentário. *
Ponte
A ponte de 3 elementos significa que o dente a repor integrará uma ponte em que os pilares são os 2 dentes naturais adjacentes ao espaço desdentado.

Este dente artificial suspenso fica encostado à gengiva, simulando na perfeição o dente natural perdido. Tem o inconveniente de ter que se desgastar os dentes de apoio da ponte, que podem estar em perfeitas condições. Na prática o paciente terá que suportar o custo não de 1 dente, mas de 3 dentes. 
Todo o processo é relativamente rápido e em 1 ou 2 semanas a pessoa terá o seu visual e funções restauradas sendo esta a principal vantagem em relação ao implante
.

Implante
A alternativa é um implante dentário no local do dente em falta. É um processo muito mais demorado, também mais caro e implica uma cirurgia, o que não é do agrado de todas as pessoas. Tem a grande vantagem de não se mexer nos dentes adjacentes. Existe no entanto a ínfima possibilidade de o implante ser rejeitado.
Põe-se então a questão da escolha. A decisão não é consensual e acorrem para a sua determinação fatores de ordem clínica ignoradas pelo paciente. Deve por isso ouvir o que o médico aconselha e tirar qualquer dúvida antes da decisão final, uma vez que é praticamente impossível reverter o processo na outra direção. Se o paciente não se sentir esclarecido deve experimentar a opinião de outro médico.
* não foi colocada a hipótese de uma prótese acrílica de 1 dente por ser considerada uma solução temporária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário