sexta-feira, 8 de julho de 2011

TUDO SOBRE A IMPLANTOLOGIA

O implante dental é um pequeno cilindro confeccionado em titânio puro ou liga de titânio com roscas externas que substitui a raíz de um dente natural e permite a fixação de um dente artificial unitário ou em conjunto com outros implantes, pode apoiar uma prótese amovível, fazendo as vezes da raíz de um dente natural.


Dentes bonitos, Comer e falar sem dificuldades sem problemas de aderência e feridas na boca causadas por próteses mal adaptadas. Um sonho de muitos utilizadores de próteses convencionais.

As Inovações técnicas e o desenvolvimento fulminante nos últimos anos abriram novas perspectivas na área da prótese dentária. As próteses podem ficar imobilizadas ao serem suportadas por implantes intraósseos e "raizes artificiais", colocadas nos maxilares.

SOLUÇÃO CONFORTÁVEL

Estatísticas mostram que cada vez mais pacientes preferem esta solução confortável. Na Alemanha o número de implantes colocados por ano já ultrapassa os 500.000 com tendência a crescer.

Estas raízes firmes permitem a substituição de um ou mais dentes em falta. Adicionalmente possibilitam a fixação de próteses em casos de pacientes completamente desdentados tanto no maxilar superior como na mandibula.

Os implantes dentários são fabricadas com a mais alta precisão e podem ter várias formas e texturas de superficie. Existem implantes cónicos e cilindricos com ou sem rosca com diversos tratamentos da superficie para garantir uma melhor aderência ao osso. Eles são fabricados com comprimentos entre os 6 a 18mm e tem diâmetros entre 2,9mm e 6mm para corresponder às necessidades de cada paciente. Existem muitas marcas de implantes. Nós utilizamos apenas sistemas que comprovaram a sua durabilidade e segurança em estudos de longo prazo.

INTERVENÇÃO INDOLOR

O seu dentista insere o implante na mandibula ou maxila numa intervenção ambulatória - com anestesia local e sem dores.

Quando a perda dos dentes é uma consequência de um traumatismo ou uma doença periodontal, pode não haver osso suficiente para a inserção de um implante. Nestes casos a crista alveolar pode ser reconstruída através da técnica de enxerto ósseo.

PILARES FIRMES

Como os implantes são fabricados em titânio, um material "biocompatível", e dispõem de uma superficie tratada, eles ficam firmemente ligados ao tecido ósseo, e servem de pilares aos próteses dentárias. O seu dentista pode utilizá-los para a ancoragem de coroas, pontes ou próteses completas.

IMPLANTES: ALTERNATIVA MODERNA À PRÓTESE DENTÁRIA CONVENCIONAL

 VÁRIOS COMPONENTES

A maioria dos implantes é composto por vários elementos. O corpo do implante é inserido no osso pelo dentista. Após a fase da cicatrização os dentes artificiais são fixados nos implantes. Ou são cimentados (colados) ou aparafusados nos cotos ou "abutments". Próteses amovíveis são fixadas com elementos específicos ligados aos implantes. As próteses ligadas aos implantes (coroas, pontes e próteses parciais ou totais amovíveis ) são designadas por "supraconstrução".

MELHOR QUALIDADE DE VIDA

 As próteses suportadas por implantes têm muitas vantagens, do ponto de vista da saúde da função e da estética. Acima de tudo os pacientes não os consideram um corpo estranho. Elas transmitam uma sensação mais natural do que as próteses convencionais. Os pacientes rapidamente ganham a sensação de estarem a mastigar falar e rir com os próprios dentes. Nada se move ou descai; ninguem vê que se trata de dentes artificiais. Os implantes são firmes e seguros pelo que os seus portadores podem voltar a comer tudo - maças e pão estaladiço. Este facto é visto pela maioria dos pacientes como verdadeiro melhoramento da qualidade de vida.

VANTAGENS CLÍNICAS

Os implantes também têm vantagens do ponto de vista de saúde. Já não é necessário desgastar os dois dentes adjacentes de um espaço desdentado, para colocar uma ponte.

O dentista apenas substitui o dente em falta. Muito importante: Implantes podem impedir a perda óssea por disfunção nas zonas desdentadas (atrofia disfuncional). À semelhança com as raizes naturais os implantes transmitem cargas ao osso alveolar. Estas cargas servem de estímulo importante para a conservação do tecido ósseo e estrutural. Por isso a colocação de implantes deve ser efectuada o mais breve possível apos a extração de um dente.


SORRISO IMEDIATO

Tudo sobre a ImplantologiaOs pacientes podem sorrir imediatamente após a colocação de implantes. O tempo de cicatrização dos implantes até à sua carga varia de indivíduo para indivíduo. Por norma os implantes precisam entre 2 a 6 meses para completar a "osteointegração" Só depois podem ser carregados em pleno. Em alguns casos quando por exemplo é necessário proceder a um enxerto ósseo podem passar nove meses ou mais. No intervalo entre a colocação dos implantes e a colocação das próteses novas, são adaptadas próteses provisórias, para não ficar desdentado neste espaço de tempo. Para a utilização dos implantes pode haver a necessidade de uma segunda intervenção dependendo se os implantes ficaram tapados pela gengiva ou não.

Em casos especiais um implante pode ser carregado imediatamente após a sua colocação no osso- por exemplo no maxilar inferior desdentado e ocasionalmente em casos de implantes unitárias. O seguimento do tratamento após o prazo da cicatrização do implante (osteointegração) varia dependendo do tipo de implante utilizado e do tipo de prótese prevista.

VÁRIOS SISTEMAS

Implantes bi-fásicos ficam cobertos pela gengiva durante a fase da osteointegração, portanto não são visíveis. Neste caso o dentista necessita de fazer uma pequena segunda intervenção para destapar o implante antes de adaptar a prótese nova.

Nos implantes monofásicos a gengiva não tapa os implantes e durante todo o tempo da cicatrização as cabeças dos implantes ficam visíveis. Não é necessária uma segunda intervenção.

Decidir sobre qual dos dois sistemas é utilizado cabe ao médico e ao paciente e depende da situação anatómica do paciente.

BOA HIGIENE ORAL 

Um controlo periódico dos implantes e dos tecidos moles circunferentes é muito importante. Uma boa higiene oral é imprescindível e em conjunto com o controlo periódico decide sobre a duração dos implantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário