terça-feira, 26 de julho de 2011

Saiba como os avanços da odontologia estética podem melhorar seu sorriso.

Quais os principais avanços da odontologia estética?

Hoje as cerâmicas e porcelanas dentais representam um grande avanço. Já se atinge maior semelhança com as cores e transparência dos dentes. Os recursos tecnológicos também ajudam bastante, pois podemos utilizar câmeras e fazer fotografias para que o protético possa visualizar melhor e chegar o mais próximo possível da cor natural do dente.


Qual a diferença da resina para a porcelana?

A resina é feita diretamente pelo dentista com o uso de um aparelho e a porcelana é feita por um técnico. A porcelana apresenta uma durabilidade e uma estabilidade de cor muito maiores que a resina. Uma vez colocada, ela não muda de cor. A resina, com o tempo, sofre alterações que às vezes acontecem por causa de pigmentos da alimentação encontrados no café, por exemplo.


Qual a principal queixa dos clientes quando chegam ao consultório?

Sem dúvida a que diz respeito à estética porque as cores e formas dos dentes são as principais queixas. Cerca de 80% dos pacientes querem fazer clareamento. 


Os tratamentos estéticos são muito demorados?

Normalmente não. O tempo varia muito de acordo com o que cada paciente precisa. Pode-se fazer o clareamento apenas de um dente ou de todos, a quantidade é que vai determinar o período de tratamento. A parte de implante já é mais demorada porque muitas vezes é necessário realizar algumas cirurgias antes de implantar o dente. É preciso melhorar a área óssea e gengival até que o paciente possa ser submetido ao implante.


No caso do implante pode haver rejeição?

Não. O que pode existir é algum problema relativo à cirurgia. Vários pontos devem ser observados neste momento, porque caso aconteça um pequeno erro o sucesso do implante estará comprometido. É preciso material esterilizado, boa técnica cirúrgica e refrigeração.


Em quais casos a cirurgia é indicada?

A cirurgia é indicada apenas em alguns casos, para se obter um melhor resultado junto ao tratamento estético. Tudo é um conjunto e é preciso que haja harmonia. Se por acaso a gengiva não estiver em boas condições, um clareamento não adiantará. Nesse caso, indicamos cirurgias periodontais.


Os preços dos tratamentos estéticos são muito superiores aos tradicionais?

Sim. Mesmo entre os tratamentos estéticos há grandes diferenças de preço. Tudo depende do material utilizado. As porcelanas, por exemplo, têm um metal por dentro. Só que agora criaram uma sem metal, bem mais parecida com o dente. É uma excelente alternativa, mas mais cara. 


Qualquer dentista está apto a realizar o tratamento estético ou há necessidade de se especializar?

Não é necessário se especializar, mas sempre é bom fazer alguns cursos nesta área. As técnicas usadas na odontologia estética mudam muito e é importante estudar para acompanhar as novidades. Os cursos devem ser escolhidos com uma certa cautela porque existe muita propaganda enganosa. 


Já existem consultórios que trabalham unicamente a parte estética?

Existem, e este número cresceu bastante nos últimos anos. 


Quem procura mais o tratamento estético, homens ou mulheres?

Mulheres, mas a procura masculina cresceu bastante. Muitos homens querem fazer clareamento e pedem para usarmos a porcelana.


Existe algum tipo de prevenção para evitar problemas estéticos futuros?

Sim. Pode-se evitar o uso de alguns antibióticos, como a tetraciclina, no primeiro trimestre da gravidez porque ela facilita o surgimento de manchas nos dentes das crianças. O uso de flúor numa quantidade superior à necessária pode causar uma doença chamada fluorose dentária. A indicação do uso do flúor varia de caso para caso. Algumas crianças não precisam usá-lo porque todas as pastas de dente vêm com fluór suficiente para a prevenção de cáries. Finalmente, são necessários alguns cuidados especiais na alimentação, como, por exemplo, só dar doce às crianças depois das refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário