segunda-feira, 25 de abril de 2011

Exame da conexão boca-corpo

Há bastante tempo os dentistas sabem que existe uma forte relação entre a saúde bucal e a saúde geral. Por exemplo, tabaco, álcool e drogas ilícitas não afetam apenas a saúde geral, mas também a saúde bucal. Pessoas que sofrem de boca seca, seja por idade, doença ou medicações, correm risco maior de cárie dentária. E se você tiver sensibilidade na boca ou não conseguir se alimentar adequadamente, você não obterá a nutrição que seu corpo precisa para permanecer saudável.
A boca é frequentemente examinada para diagnosticar, fazer um prognóstico, tratar e intervir numa série de doenças. A saúde bucal deve ser considerada uma parte importante da saúde geral, mas os cientistas ainda estudam o quanto as duas estão conectadas.
Por exemplo, alguns pesquisadores verificaram que a doença periodontal está associada com doença cardiovascular, derrame e pneumonia bacteriana. Outras pesquisas mostraram que mulheres grávidas com doença periodontal podem estar em risco aumentado de ter bebês prematuros, com baixo peso ao nascimento, ou ambos.
Embora relatos sugiram que a doença periodontal possa contribuir com essas condições, deve-se observar que, apenas porque as duas condições ocorrem ao mesmo tempo, uma não necessariamente causa a outra.
Cientistas estão examinando o que acontece quando a doença periodontal é tratada em pessoas que têm outros problemas de saúde. Duas condições que ocorrem concomitantemente podem ser causadas por um terceiro fator.  Pessoas que fumam ou usam álcool estão em risco aumentado de doença periodontal e outras condições, por exemplo câncer bucal.
O que isso significa para os pacientes odontológicos? Dada a potencial ligação entre doença periodontal e problemas sistêmicos de saúde, a prevenção da doença pode se mostrar um passo importante na manutenção da saúde geral. Na maioria dos casos, isso pode ser feito com boa higiene bucal diária (escovação mais uso de fio dental) e visitas regulares ao dentista.
Informe seu dentista sobre alterações na sua saúde geral, incluindo doenças recentes ou crônicas. Forneça um histórico de saúde atualizado incluindo o uso de medicação, tanto prescrita como sem prescrição. E, se você fuma, converse com seu dentista sobre as opções para abandonar o hábito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário