quarta-feira, 4 de maio de 2011

Como curar o mau-hálito

A halitose, o popular mau hálito, resulta de odores desagradáveis expelidos pela cavidade bucal ou através da respiração. Mais do que um problema de mau cheiro é uma doença muito comum e que pode prejudicar não só a saúde, mas as relações sociais de quem possui.
Acredita-se que 60% das pessoas têm ou já tiveram problemas de mau hálito, o que não é fácil de ser diagnosticado. Normalmente, quem tem mau hálito constante não percebe, e as outras pessoas ficam constrangidas em avisar. Quem desconfia do problema deve procurar um dentista que fará uma avaliação com um aparelho apropriado.
Mau hálito pela manhã é doença?
Não. Se a pessoa tem mau hálito somente quando desperta é considerado apenas um problema fisiológico. Isto acontece porque durante o sono o fluxo salivar e a taxa de açúcar no sangue diminuem e a flora bacteriana presente na mucosa bucal aumenta, produzindo resíduos de cheiro desagradável. A halitose matinal deve desaparecer após o desjejum e a escovação dos dentes. Caso isso não ocorra pode ser considerado um problema de saúde.

O que causa a halitose?
Existem muitos fatores que provocam o mau hálito. Ele pode ser ocasionado desde por uma má alimentação e falta de higiene oral até por doenças, não só relacionadas à boca, mas também como diabetes, prisão de ventre e problemas hepáticos. A causa mais comum de halitose são as doenças nas gengivais, que vão desde uma gengivite localizada a uma periodontite generalizada. Outra causa comum é a saburra da língua, uma substância esbranquiçada que adere à língua, formada por bactérias, restos de alimentos e células descamadas da cavidade bucal. A saburra provoca a fermentação dos alimentos, liberando gases com odor ruim.
Balas e chicletes curam o mau hálito?
Não. Esses artifícios apenas disfarçam o problema, mas não solucionam. O consumo de balas e gomas de mascar são indicados para estimular a salivação contanto que não tenham adição de açúcar na sua composição.
O que posso fazer para acabar com mau hálito?
Como a grande maioria das pessoas que tem halitose tem algum problema gengival ou dentário a primeira coisa a fazer é consultar um dentista. Quando o problema da halitose é ocasional, pode ser solucionado com a mudança de hábitos. Uma correta higiene bucal (incluindo dentes, gengivas e língua) é a principal providência a ser tomada. Cuidados com a alimentação também são importantes: não passe longos períodos em jejum de preferência ingerindo carboidratos a cada quatro horas; não abuse de proteínas, gorduras e condimentos; consuma alimentos fibrosos - como cenoura e maçã - que auxiliam na limpeza dos dentes. É importante também beber muita água, além de hidratar o corpo ela estimula a salivação.
Se ainda assim persistirem os problemas, consulte seu médico, pois outras investigações podem ser necessárias como problemas no nariz, garganta, estômago, pulmão e outros menos freqüentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário