terça-feira, 3 de maio de 2011

O que é odontopediatria?

O que é odontopediatria? Odontopediatria é a especialidade odontológica que cuida da saúde bucal das crianças. Os cuidados não se restringem apenas ao campo curativo, mas aplicam-se especialmente à prevenção de doenças bucais e à supervisão do crescimento e desenvolvimento da face.
A partir de que idade deve-se tratar os dentes das crianças? A primeira consulta deve ser realizada antes do nascimento dos primeiros dentes. Nessa fase serão fornecidas orientações sobre cuidados de higiene, a importância da amamentação e como evitar a instalação de hábitos nocivos. Os hábitos relacionados à saúde, quando estabelecidos na infância, são mantidos por toda a vida; por isso, quanto mais cedo o contato com o dentista mais positiva será sua imagem, favorecendo a implantação das práticas odontológicas de forma rotineira, sem criar fobias na criança.
Quais os cuidados que se deve ter com os bebês? As mães devem limpar a boca dos bebês mesmo antes de nascer os primeiros dentes. A limpeza pode ser feita com uma gaze ou fralda molhada em água e deve ser passada nas gengivas, língua e bochecha. Logo que os dentes nascem, a gaze ou a fralda é substituída por uma escova infantil. O uso de creme dental só deve ser usado sob orientação do odontopediatra, que indicará quando e qual creme usar, já que para os pequenos não pode conter flúor. Devido à imaturidade da deglutição, a criança poderá engolir o flúor que, em excesso, pode alterar o desenvolvimento dos dentes permanentes.
Os dentes de leite devem ser tratados? 
O cuidado com os dentes de leite é extremamente importante, pois são eles que guiam o nascimento dos dentes permanentes, mantêm os espaços para a dentição definitiva e são essenciais para uma boa mastigação e para a fala. Além disso, a saúde dos dentes permanentes é uma consequência direta da saúde dos dentes de leite, que, estragados e não reparados, podem causar sérios danos aos permanentes.
Quais os meios para conservar os dentes saudáveis? Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes para manter dentes e gengivas saudáveis. Os cuidados diários preventivos, tais como escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar os problemas dentários. A prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal.
Existem algumas medidas muito simples para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais:
- Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
- Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
- Utilizar flúor conforme orientação do dentista. Nas crianças, durante a fase de formação dos dentes, a ingestão excessiva de flúor pode alterar a formação dentária.
- Crianças não possuem coordenação motora para realizar uma boa escovação e usar o fio dental sozinhas, sendo necessário o auxílio ou supervisão de um adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário