quarta-feira, 2 de março de 2011

Gengivite

O QUE É?
A gengivite é a inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de placas na gengiva dos dentes.
CAUSAS
A principal causa da gengivite é a limpeza inadequada dos dentes. Escovação incorreta permite a placa para construir o que é uma camada suave e pegajosa composta principalmente por bactérias. Quando a placa permanece nos dentes por mais de 72 horas para se endurece tártaro, muitas vezes, ficar preso na base do
dentes. A placa bacteriana e tártaro irritar as gengivas causando inflamação, dor, sensibilidade e sangramento fácil.
Outras causas da gengivite incluem:

  • Gomas ferido por escovação incorreta e muito vigorosa.
  • As mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez aumenta a sensibilidade nas gengivas.
  • Vitamina C e B3 (niacina)
  • Alguns medicamentos podem causar crescimento gengival, o que dificulta a remoção da placa.
  • Algumas doenças como diabetes e leucemia.
  • Fumar
Sintomas
Os sintomas podem variar dependendo da causa e extensão da gengivite. Os mais comuns são:

  • Gengivas que são vermelho e inchado
  • As gengivas sangram com facilidade
  • Mau hálito
  • Hipersensibilidade Dentária
  • Dentes Loose
O dentista pode diagnosticar gengivite por um exame detalhado da boca. Geralmente, a placa bacteriana, tártaro na base dos dentes e gengivas inchadas são facilmente detectados. Às vezes você pode solicitar um estudo de raios-X para determinar se há também um problema da periodontite, quando a inflamação se espalhou para as estruturas que rodeiam e suportam os dentes.
FATORES DE RISCO
PREVENÇÃO
Realizar uma boa higiene oral é a melhor maneira de prevenir a gengivite e que permite a remoção de placa bacteriana que causa o problema.
Os dentes devem ser escovados pelo menos duas vezes por dia (de preferência, fazê-lo três vezes por dia após as refeições) e é recomendado usar o fio dental uma vez por dia para remover a placa bacteriana que se acumula entre os dentes.
O dentista pode recomendar alguns instrumentos especiais para a higiene oral de pessoas propensas ao acúmulo de depósitos da chapa. Entre eles estão alguns pincéis especiais ou palitos ou com um dispositivo que limpa os dentes pela pressão da água de irrigação.
Esse cuidado em combinação com uma ou duas visitas anuais ao dentista pode reduzir em grande medida o risco de gengivite ou doença periodontal outros.
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
Tratamento
O dentista deve limpar bem os dentes e muitas vezes ele vai usar várias ferramentas para soltar e remover os depósitos da chapa. Este procedimento pode ser doloroso, mas após uma semana ou duas notar a redução da sensibilidade e das gengivas.
Dependendo de como rapidamente para formar tártaro, limpeza profissional pode levar até três meses, consulte seu dentista se você desenvolve quaisquer sintomas de gengivite.
POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES
PROGNÓSTICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário