quinta-feira, 10 de março de 2011

Traumas de dentes

Durante nossas vidas, especialmente na infância, corremos o risco de traumatizar nossos dentes, o que pode resultar em fraturas e até mesmo a avulsão dos mesmos. 

E se isso acontecer, como devemos proceder? 

O primeiro passo é manter a calma e se lembrar das orientações do seu dentista. Se o dente traumatizado for um dentinho de leite, deve-se procurar seu dentista o mais rápido possível. Ele saberá avaliar a melhor conduta para cada caso. 

Já se for um dente permanente, alguns cuidados devem ser tomados antes de se chegar ao consultório. Se o dente simplesmente tiver “quebrado”, deve-se guardar o pedaço em um recipiente com água limpa ou embrulhado num papel e levar para o consultório imediatamente. 

Se o dente “cair com raiz e tudo”, este deve voltar para a boca o mais rápido possível. Para isso, você deve segurar o dente pela parte da coroa (parte que se vê na boca), lavá-lo com água filtrada, tomando cuidado para não tocar a raiz, limpar a ferida na boca com água e gaze e colocar o dente de volta, tendo como orientação o dente do lado. Aí, sim, correr para o consultório do seu dentista. 

Se não for possível recolocar o dente, o seu dentista é capaz de fazê-lo. Vá imediatamente ao consultório e leve o dente imerso em leite gelado, ou água filtrada e, em último caso, na própria saliva, embaixo da língua. 

Não se esqueça que, nestes casos, quanto mais rápido seu dentista intervir, maior é a chance de sucesso do tratamento. Portanto, não perca tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário