terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Gengiva sangrando é sinal para começar a se prevenir

O sangramento gengival normalmente caracteriza doenças na estruturas de proteção e suporte dos dentes, chamada primeiramente gengivite e a progressão da doença de periodontite.
A Gengivite é uma doença inflamatória e infecciosa da gengiva, causada pela placa bacteriana, caracterizada por sangramento gengival espontâneo ou não (durante o uso de fio dental, escova de dente, etc), inchaço, vermelhidão, alteração do contorno gengival além da mudança de textura e consistência. Esses sinais e sintomas podem vir em conjunto ou não.
A Periodontite, normalmente, tem as mesmas características da gengivite, porém já existe a absorção do osso alveolar (osso em volta do dente), contaminação do cemento e destruição de ligamentos periodontais, estruturas estas que sustentam os dentes na maxila ou mandíbula, resultando no amolecimento dos dentes e em sua mudança de posição na boca, terminando com a perda dental.
O mau hálito é algo característico na maioria dos casos.
Tanto a gengivite como a periodontite, por se tratarem de doenças crônicas, costumam ter um curso longo com baixa intensidade, o que as torna indolores e consequentemente faz as pessoas adiarem seu tratamento até que, em meados dos 40-45 anos de idade, seus dentes passam a ter uma grande mobilidade, o que faz com que o paciente procure um cirurgião dentista, especialista em periodontista, que, muitas vezes, se vê obrigado a condenar alguns de seus dentes, pois o estado avançado da periodontite não nos permite mais nenhum tipo de terapêutica.
Além da perda dos dentes, algumas das bactérias que causam a periodontite, gengivite e suas toxinas, tem a capacidade de atingir à corrente sanguínea e agravar algumas doenças já existentes, como doenças do coração, diabetes, partos prematuros de bebês com baixo peso e doenças respiratórias.
Fique ligado !

Nenhum comentário:

Postar um comentário