quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A Odontologia e o bebê!

1) Qual a importância dos dentes decíduos?

Servem de guia para os dentes permanentes erupcionarem de uma forma correta, estimulam o crescimento em altura do osso alveolar que sustenta os dentes, também auxiliam na estética e fonética.

2) É correto a mãe experimentar e/ou assoprar o alimento do bebê na colher dele e pode-se beija-lo na boca ?

Esse hábito de algumas mães é errado, pois como a cárie é uma doença infecto contagiosa, ela estará transmitindo bactérias para aboca do bebê com beijos (na boca e não no rosto) e através da colher.

3) O leite materno é essencial ao bebê ? Posso alimenta-lo somente através de mamadeira?

O leite materno é indispensável por vários motivos:
" possui nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento de bebê.
" O ato de sucção ao mamar o seio estimula o desenvol- vimento da musculatura e ossatura da cavidade oral do bebê, devido a isso, não é bom amamentá-lo só com a mamadeira desde o início, em casos especiais sim, onde se poderá fazer uso de mamadeiras com bicos anatômicos próprias para o desenvolvimento de sua cavidade bucal.
" Traz a criança mais perto da mãe, onde ela passa a se sentir mais segura , querida e confiante.

4) É correto dar mamadeiras a noite, antes de dormir, com leite ou sucos adocicados, chupetas com o bico açucarado? A criança se sentirá mais calma com essa atitude?

Ela não se sentirá mais calma com isso, pois o açúcar não possui efeito calmante. O açúcar é uma novidade na alimentação da criança, por isso , não é preciso dá-lo à criança, pois ela não sentirá necessidade de prova-lo, já que não o conhece, e não faz falta nenhuma em sua dieta, não iduzindo-a a se acostumar com esse hábito, que lhe prejudicará num futuro, tornando-a dependente do doce, trazendo-lhe problemas como cáries, e gerais. O açúcar natural é a melhor forma de dá-lo à criança, através do próprio leite e sucos de frutas. O ato destes serem-lhe fornecidos à noite, sem uma higienização em seguida lhe trará problemas como cáries, (cárie rampante, cárie de ma-
madeira ou cárie noturna).
OBS: toda criança ou pessoa pode ingerir açucares, (doces, Balas, chocolates, bolos,etc.), desde que escovem seus dentes logo em seguida. Deixar de escovar, comer doces ou outro alimento qualquer ao longo do dia é que lhes trarão problemas futuros.

5) Como faço para higienizar o dentinho do meu bebê e quando devo começar a fazer isso?

Logo que irromper o primeiro dente deve-se começar a higienizá-lo, através de gaze ou fralda umidecida em àgua, esfregando-a sobre o dente após cada alimentação.

6) Até que idade posso deixar meu filho chupar chupeta?

O quanto antes tirar-lhe a chupeta será melhor, pois ela ajudará que aja um desenvolvimento da anatomia das arcadas de maneira prejudicial, ex: má posição dental.
1 a 1ano e meio já é suficiente para tirar-lhe a chupeta, num ato só, mesmo que
ela chore por dois ou três dias, isso logo passará. A mãe deve ficar atenta com
outros hábitos também prejudiciais a criança, esta já com idade mais avançada,
como chupar o dedo (ainda pequena), e mais velha, período escolar, em morder
canetas, lápis, sempre que possível, deve-se pedir orientação de um profissional.

7) Existem outros meios de prevenção à cárie dental?

Sim, além de uma correta higienização bucal, visitas periódicas ao dentista para controle de placa, limpeza, aplicação de flúor, orientação sobre escovação, em crianças mais adultas, adolescentes, existe a aplicação de selantes em dentes posteriores, (do fundo), para proteção de fóssulas e fissuras.

8) Como sei se meu filho precisa usar aparelho?
9) Qual a idade certa para começar a fazer aplicação de
Flúor no consultório e solução de flúor em casa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário